terça-feira, 26 de abril de 2011

Aparelho Ortodôntico


O aparelho fixo, por volta de 11 anos atrás, provocava terror na vida de qualquer adolescente. A possibilidade de ser necessária a utilização do aparelho fixo causava revolta por conta de questões estéticas. A unica opção de aparelho fixo antigamente era o metálico, que causava insegurança e constrangimento pois seus usuários muito comumente ganhavam piadinhas ou eram apelidados de “boca de ferrovia” e outros ultrajes. Um aparelho simples que não passava de pequenas peças metálicas coladas ao dentes, chamados de Braquetes (Brackets), com um fio de aço que ligava todas as peças para exercer força o suficiente para mover os dentes, causava desgosto e facilmente as pessoas negavam-se a fazer tal tratamento. Tinham ainda os famosos “freio de burros” que eram aparelhos que além de ligados aos dentes, eram laçados por trás da coluna cervical por meio de uma espécie de colar.
Apesar de os adolescentes destinados a usarem o aparelho fixo acreditarem que esse seja seu maior terror na vida inteira, as crianças por outro lado tiram proveito do uso do aparelho fixo para abusar nas cores das “borrachinhas” que predem o fio de aço nas peças coladas aos dentes e que podem ser trocadas a cada manutenção mensal. Algumas crianças até escolhem colocar uma cor diferente de elástico em cada bracket para variar e descontrair, tendo uma boca extremamente colorida!
O aparelho fixo é recomendado para qualquer pessoa que tenha problemas no alinhamento dos dentes e, dependendo do grau de desalinhamento, o resultado muitas vezes é rápido e satisfatório. Não é exceção que seu uso deva ser acompanhado por um médico ortodontista especialista – o dentista – para saber quais os tipos de tratamento adequadas e qual as precauções devem ser tomadas para um tratamento rápido e satisfatório.
Postado por Maria Júlia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário