segunda-feira, 18 de abril de 2011

higiene oral para idosos


higiene oral para idosos

Mantendo uma boa higiene oral você conseguirá manter uma boa saúde bucal até
a terceira idade. 

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis.

Os cuidados gerais para as pessoas com de idade avançada são os mesmos para as pessoas mais jovens, porém devemos entender que ocorreram mudanças em nosso organismo, ou seja, até mesmo quem escova e usa fio dental regularmente, pode ter alguns problemas específicos.

Muitas pessoas na terceira idade usam dentaduras, tomam remédios e têm problemas de saúde geral.

As cáries e os problemas com a raiz dos dentes são mais comuns em pessoas da terceira idade.

A sensibilidade pode se agravar com a idade. Com o passar do tempo é normal haver retração gengival que expõe áreas do dente que não estão protegidas pelo esmalte dental.

As pessoas mais velhas se queixam de boca seca com freqüência. Este problema pode ser causado por medicamentos ou por distúrbios da saúde. Se não tratado, pode prejudicar seus dentes.

Enfermidades adquiridas tais como diabetes, problemas cardíacos, câncer, dentre outras, podem afetar sua saúde bucal. Seu dentista deve ter uma visão completa da situação para que possa ajudar você de forma mais adequada.

As dentaduras e implantes facilitam a vida de muitas pessoas, mas exigem cuidados especiais.

Os portadores de dentaduras definitivas devem fazer um exame bucal geral anual.

A gengivite é um problema que afeta pessoas de todas as idades e que pode se tornar muito sério, especialmente em pessoas de mais de 40 anos. Vários fatores podem agravar a gengivite, inclusive:

• Má alimentação.
• Higiene bucal inadequada.
• Doenças sistêmicas, como a diabete, enfermidades cardíacas e câncer.
• Fatores ambientais, tais como o estresse e o fumo.
• Certos medicamentos que podem influenciar os problemas gengivais.

Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.


Passos para um Sorriso Brilhante


• Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.

• Use fio dental diariamente.

• Limite o número de lanches ingeridos por dia.

• Visite seu dentista regularmente.

  POSTADO POR BÁRBARA MELLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário