domingo, 24 de abril de 2011

O cuidado com os dentes durante a Páscoa.

      Durante a Páscoa, período onde o consumo de chocolate aumenta entre as pessoas, principalmente as crianças, devemos cuidar mais da higiene oral , para que as guloseimas consumidas em excesso não desvirtuam o verdadeiro sentido da ocasião: a celebração da vida.

      Qualquer ingestão de alimento precedida de mastigação, especialmente as de produtos ricos em sacarose, aumenta o risco de cárie , principalmente se não for acompanhada da escovação dos dentes e do uso de fio dental.

      A placa bacteriana , película considerada a principal causadora das cáries dentais, não leva mais do que 15 minutos para começar a agir.


      Este alerta ganha maiores proporções se a mastigação for feita antes de dormir, já que o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono.

     Os chocolates meio amargos e ao leite têm menos açúcar e oferecem menos risco para a formação das cáries , porém os cuidados não podem se negligenciados.

    A escolha do tipo de chocolate também ajuda na manutenção da saúde bucal.

   Chocolates meio amargos e ao leite têm menos açúcar e oferecem menos “matéria-prima” para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie. “Chocolates sem recheio também podem ser menos prejudiciais, pois grudam menos no dente e são mais fáceis de serem removidos. Mas todos precisam ter seus restos removidos dos dentes pela escovação e pelo fio dental”, orienta Rodrigo Bueno, consultor da ABO (Associacao Brasileira de Odontologia).

   O consultor da ABO lembra, ainda, que chocolates grudentos são um problema especialmente para quem usaaparelho ortodôntico. A higiene bucal é mais difícil devido às peças coladas nos dentes, os anéis cimentados nos posteriores, fios e demais acessórios, que fazem com que aumentem as áreas de retenção dos alimentos, provocando, assim, maior acúmulo de placa bacteriana. “Ao ser mastigado, o chocolate fica pastoso e mais fácil de se impregnar na estrutura do aparelho, dando mais condições para que as bactérias da boca metabolizem o açúcar”, explica. Para esses casos, há técnicas de escovação que devem ser ajustadas individualmente pelo cirurgião-dentista. A escovação em “vai e vem” deve ser evitada, pois machuca a gengiva e provoca erosão nos dentes. Já os movimentos no sentido da gengiva para os dentes ajudam a remover a placa e a manter a gengiva saudável.

     Apesar dos riscos que seu consumo exagerado acarreta à saúde bucal e a qualquer dieta, o consultor da ABO Rodrigo Bueno lembra que o chocolate também proporciona benefícios ao organismo. “O cacau tem alto poder oxidante, e, ao estimular a produção do neurotransmissor feniletilamina, combate a insônia e dá sensação de bem-estar. A tradição de comer chocolate durante a Páscoa pode ser algo saudável, mas é importante não descuidar”, aconselha.

  Postado por Maria Júlia Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário