domingo, 29 de maio de 2011

INTERNET - ODONTOLOGIA

INTERNET SE FIRMA COMO MODERNIDADE



O que se dizia ser a ferramenta do futuro é agora a do presente. Assim foi em outras áreas do conhecimento, agora é nas profissões liberais e na Odontologia em particular. E como tal quem estiver ligado a ela está no seu tempo. Quem não está, ficará irremediavelmente no passado, ante os colegas e principalmente perante os clientes.
 
Só a título de referência, na Europa já se faz, e alguns vanguardistas da América Latina também, as moldagens por computador, que por ele são passadas a softwares de laboratórios mundiais, que a partir disto realizam as próteses. Em Santiago do Chile conheci um Odontologo, Eduardo Lepori, de Punta Arenas, a cidade mais austral do mundo, que envia seus serviços a um laboratório dos EUA e em cinco dias tem seus trabalhos nos pacientes.
 
Já há algum tempo a radiologia se digitalizou e esta é a única maneira de se trabalhar com qualidade e modernidade nos dias de hoje. Quando já se dispõe de bancos de imagens, públicos e privados, que facilitam a vida de professores, na preparação de aulas, artigos, cursos, conferências e livros.
 
Os levantamentos que antigamente levavam meses, com dias e dias dentro de bibliotecas, hoje são feitos em casa com o recurso dos buscadores da Internet e dos birôs das próprias bibliotecas, que disponibilizam em minutos artigos com filtros de seleção cada vez mais precisos e rápidos.
 
A própria atualização, que antes demandava tempo, gastos, viagens e que nunca chegava ao tempo em que as coisas aconteciam, hoje é on-line e se podem acompanhar os artigos pelo mundo, quase ao tempo em que são produzidos. Eu mesmo já estou pensando em escrever livros na Internet e ter meus leitores acompanhando e colaborando.
 
Tudo mudou e isto é só o começo. A maior novidade no ensino são os cursos virtuais. A própria graduação está indo para este caminho, com cada vez menos aulas e provas presenciais. Estamos no tempo dos e-learning, e-books, e-journals e breve estaremos no e-commerce. Este mais difícil, dada a nossa cultura “de ver com os dedos”.
 
Os gerenciadores de consultório são uma realidade e a maior sensação do momento é um programa de computador, o Dental View, que funciona como um demonstrativo de serviços odontológicos aos pacientes, pelo qual são apresentadas em forma de animações, os problemas, as soluções, o como era e o como vai ficar. Um show!
 
Não podemos perder o avião da história (tem gente que fala trem, outros ainda dizem bonde) e sermos condenados ao ostracismo. Temos que clicar no novo e dele não abrir mão. Eu mesmo tive um momento de distração, por achar que tinha chegado ao topo e por pouco não perco quase tudo que havia conquistado. E que agora com a Internet estou retomando.
 
Uns falam da globalização, outros de mundialização. Acho que o certo é a Internacionalização (nada a ver com o meu time, o Internacional aqui e Internazionale na Itália) mas com a Internet, que é a nossa nova e verdadeira galáxia. Nela vamos trafegar o restante de nossos dias. Quem for vivo verá!

AOS QUE QUEREM SE INICIAR NESTE NOVO MUNDO E AOS QUE BUSCAM NOVAS PÁGINAS PARA NAVEGAR, SUGIRO OS MAIS DE 250 LINKS EXISTENTES NA NOSSA PÁGINA, DIVIDIDOS EM CLÍNICAS, CURSOS, ENTIDADES, FACULDADES, EMPRESAS, ENTIDADES, DIRETOS PARA ACESSAR. SE A SUA NÃO ESTIVER LÁ É SÓ NOS INFORMAR QUE LOGO VAMOS COLOCAR. VISITE WWW.ODONTEX.COM.BR E VIAJE NO FUTURO.
Postado por: Maria Júlia Andrade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário