domingo, 29 de maio de 2011

SPA Odontologico

Paciente aguarda na sala de espera de spa odontológico de Rio Preto

Várias clínicas odontológicas espalhadas pelo País já tratam seus pacientes com conforto e muito mais rapidez. Profissionais tomados pelo tempo já contam com a opção de cuidar dos dentes em uma única sessão. Desde cirurgias até tratamentos estéticos podem ser feitos em apenas um dia e no máximo em dois ou três. Tudo isso, graças à organização, tecnologia de ponta e trabalho em equipe. Ao oferecer aos clientes todas essas características, o local deixa de ser um consultório e passa a ser um spa odontológico. O método foi implantado no Brasil pelo dentista Conrado Ferreira Pinto, que atua com o moderno modelo há nove anos em São Bernardo do Campo. Em Rio Preto, já existem pelo menos dois destes spas.

A dentista Luzia Alexandra Romero Angeloni, uma das pioneiras neste ramo na cidade, explica que o spa odontológico é uma clínica projetada com o conforto e tecnologia necessários para oferecer aos pacientes o melhor tratamento dentário no menor tempo possível. O objetivo, segundo ela, é proporcionar o restabelecimento da função dos dentes, assim como da estética deles, em apenas um dia. Outro dentista que possui um spa odontológico em Rio Preto, é o ortodontista Gilberto de Barros. Ele diz que quando um paciente opta pelo spa, geralmente, passa o dia inteiro no local. Em compensação o tratamento é feito de uma só vez, o que evita o marca e desmarca das consultas. Além disso, os spas odontológicos possuem uma sala de espera diferenciada, onde os pacientes podem se alimentar, dormir, assistir a filmes, ouvir música e acessar a internet. Na sala de tratamento, alguns dentistas, possuem cadeiras com massageador, televisão e vista para jardim de inverno, com direito a cascata.

Luzia Alexandra diz que o cotidiano das pessoas ganha cada vez mais um ritmo acelerado e com isso muitos pacientes adiam ou abandonam o tratamento por falta de tempo. Apenas tratamentos mais complicados, como o núcleo de um canal inflamado, ou de ortodontia não se adequam ao modelo, segundo Barros. Na primeira consulta o dentista avalia quais são os problemas bucais do paciente para em seguida decidir, junto com ele, qual procedimento será adotado. Se a escolha for pelo tratamento no local, o cliente volta ao spa para receber, em um único dia, total atenção em sua boca. “A satisfação do paciente é visível e praticamente imediata. Até a auto-estima melhora”, diz a dentista.

De acordo com Barros, o tempo de permanência no spa depende do que será realizado na boca, mas leva em média de seis a oito horas. Para o paciente não ficar cansado, há intervalos entre um procedimento e outro. Tratamentos que levariam de cinco a 15 dias para serem finalizados podem ser resolvidos em apenas um dia ou dois, dependendo do caso. Pessoas com a necessidade de obter um sorriso bonito em um curto espaço de tempo também, como formandos e noivos. Na sala de repouso, a pessoa, ao esperar uma prótese, por exemplo, pode tomar um suco, almoçar e ainda, se achar necessário, resolver questões pela internet. “Empresários, executivos e viciados em trabalho se beneficiam muito com esse tratamento”, diz Barros. Os dentistas ressaltam que a alimentação dependerá do problema dentário de cada pessoa, já que muitas vezes a boca permanece anestesiada. O cardápio varia e pode ser pastoso e/ou gelado, como sucos, milk-shake, sopas, purê, entre outros.

Para o trabalho do spa odontológico se desenvolver eficazmente, é necessário um corpo clínico, um protético e, em alguns casos e locais, um médico de plantão. A tecnologia também colaborou bastante para que o método desse certo, afinal os aparelhos de laser são eficazes e rápidos. Um exemplo é o clareamento dentário, que no método convencional pode durar uma semana ou mais e com o laser o resultado é obtido em uma hora. As vantagens do clareamento a laser vão desde a falta de contato do gel clareador com a mucosa da boca até o conforto de não ter de fazer várias aplicações em casa ou no dentista. Há ainda a satisfação de poder ver o resultado mais rapidamente. A diferença de preço entre um tratamento convencional e o realizado por um spa odontológico gira em torno de 20% a mais.

img2 Dentista Luzia Alexandra faz atendimento dentário domiciliar em idosa
Atendimento pode ser feito também em casa
As pessoas que procuram os spas odontológicos, geralmente, são ansiosas, muito ocupadas ou têm algum problema de locomoção que os impede de ir e voltar várias vezes ao consultório. Para quem se encaixa neste último caso, é oferecido o spa odontológico domiciliar, em que o dentista vai até a casa da pessoa para realizar o tratamento. “Apesar da modernidade e tecnologia ainda existem pessoas com medo de ir ao dentista. Nossa idéia é fazer com que o paciente se sinta o mais à vontade possível”, afirma Luzia Alexandra Romero Angeloni.

Os atendimentos do serviço, também chamado de “Home Care” (cuidados em casa), variam de simples avaliações clínicas a procedimentos mais sérios. Em caso de necessidade, a dentista também realiza tratamentos em pessoas internadas. Uma visita domiciliar dura de 40 minutos a duas horas. Tudo isso, somente é possível devido a um moderno equipamento odontológico portátil que pesa cerca de 15 quilos. Ela diz que atende crianças especiais, idosos, deficientes físicos, pessoas acamadas e quem não pode sair de casa, como gestantes de risco, que precisam ficar imobilizadas ou em repouso médico.

POR: BÁRBARA MELLINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário